Fatos marcantes na história da Copa do Mundo


images/bola-antiga-futebol.jpg

April 2, 2022

Desde 1930, quando a primeira Copa do Mundo FIFA aconteceu, houve muitos fatos marcantes na sua história. E inclusive, muitas curiosidades e momentos bem memoráveis para os amantes do futebol também.

Portanto, para compartilhar com seus amigos, colegas e com todos de seu grupo de apostas, selecionamos alguns desses ocorridos nas edições da Copa do século passado, desde a primeira Copa de todas em 1930. Veja a seguir:

Em quase um século de história, há muito do que se lembrar

1930 - Uruguai em alta

A primeiríssima Copa do Mundo ocorreu no Uruguai, que foi também o primeiro grande vencedor do evento - e um dos destaques da seleção uruguaia foi o atleta Héctor Castro, conhecido por não possuir uma de suas mãos e ser um excelente artilheiro. Já o Brasil experimentou o prazer em ter sido selecionado logo para a primeira edição deste grande evento, porém foi eliminado ainda na primeira fase.

1934 - A polêmica dos óculos

Um fato bem curioso ocorrido na segunda Copa do Mundo foi o caso do artilheiro Leopold Kielholz: o suíço marcou três gols (incluindo o primeiro gol da história da Suíça na Copa) e chamou a atenção pelo fato de estar usando óculos. Logo depois do evento, a FIFA proibiu o uso de óculos em campo, mas permitiu novamente há pouco tempo atrás - ainda assim, usar óculos em campo nos dias de hoje é considerado um tabu para os jogadores.

1938 - O efeito da Segunda Guerra Mundial já aparecia no cenário do futebol

Nesta edição, a Itália venceu a Copa e se tornou a primeira bicampeã da Copa do Mundo - que venceu pela segunda vez seguida. O evento foi realizado na França e, desta vez, o terceiro lugar foi ocupado pela seleção brasileira. Fora isso, o ano de 1938 foi apenas um ano antes da Segunda Guerra Mundial. Neste mesmo ano, houve uma vitória inusitada da Suécia contra a Áustria - 80 dias depois de ter sido classificada para a Copa, a Áustria foi anexada pela Alemanha nazista, não havendo mais uma seleção austríaca. Com isso, os suecos venceram a partida por W.O e conseguiram ir direto para as quartas de final.

1950 - O inesquecível “Maracanaço”

Foi enfim a primeira vez que o Brasil sediou o grande evento da Copa. Muito empolgados e repletos de expectativa na partida final, contra o Uruguai, os jogadores brasileiros precisavam apenas de um empate para a almejada vitória - mas perderam de virada num placar final de 2x1. Chateadíssimos por perderem tal oportunidade dentro de seu próprio país, jogadores e torcedores ficaram desolados. Obdulio Varela, que na época era o capitão da seleção do Uruguai, ficou imensamente sentido e se mostrou solidário com seus oponentes, dizendo-se até mesmo arrependido.

Ainda em 1950, outro fato curioso também aconteceu: um dia antes da partida do México contra a Suíça, em Porto Alegre, todos perceberam que os uniformes de ambas as seleções eram vermelhos e muito semelhantes. Então, como solução, decidiram que um dos times utilizaria o uniforme da seleção da casa - coincidentemente, o uniforme do Internacional também era vermelho. Por fim, o México decidiu vestir as camisas listradas de azul e branco do Cruzeiro.

1958 - Quando surge o rei Pelé

Não é mera coincidência que a estreia do Pelé na Copa do Mundo aconteceu no mesmo torneio em que o Brasil alcançou sua tão esperada primeira vitória. Deste ano em diante, o empenho e vontade para conquistar mais títulos aumentou ainda mais.

1962 - Brasil é bicampeão

Mesmo sem Pelé - que havia sofrido uma contusão - na partida final, a seleção brasileira fez história e venceu a Copa mais uma vez, e pela segunda vez consecutiva, assim como aconteceu com a Itália em edições anteriores. Neste ano de 1962, Aymoré Moreira se tornou o primeiro ex-jogador da seleção a atuar como técnico da equipe - ele havia sido goleiro.

1966 - Surge a “maldição do título”

Em 1966 o Brasil foi desclassificado logo na primeira fase do grande torneio. E, desde então, o mesmo efeito apelidado de “maldição do título” ocorreu também com França, Itália, Espanha e Alemanha.

1970 - O primeiro tricampeão mundial

Entre muitos entendedores e opiniões ao redor de todo o globo, a seleção brasileira de 1970 é considerada a melhor seleção de todos os tempos. E foi com a melhor de todos que o Brasil conquistou o primeiro título de tricampeão da Copa.

1986 - A mão de Deus

Na partida entre Argentina e Inglaterra, Diego Maradona cabeceou uma bola para o gol, que foi validado pelo juiz. Porém, o que muitos questionaram foi que o punho do artilheiro também encostou na bola - abordado em entrevista após o fim da partida, o polêmico argentino afirmou que “um pouco com a cabeça e um pouco com a mão de Deus” foi como ele realizou seu gol.

Espere por mais curiosidades em breve

Na próxima edição, comentaremos também mais fatos históricos da Copa do Mundo, referentes aos anos posteriores - fique atento!