Fatos marcantes na história da Copa do Mundo: parte 2


images/fauzan-saari-y_uppeyxxn8-unsplash.jpg

April 8, 2022

Na nossa última postagem, abordamos várias curiosidades e momentos bem memoráveis para os amantes do futebol - desde a primeira edição da Copa, em 1930, até os anos 80.

Agora, como prometido, continuaremos com as curiosidades posteriores, dos anos 90 até a Copa de 2018. Confira!

Muitas histórias aconteceram até agora

1990 - Quando um goleiro bateu um novo recorde

Em 1990, o recorde de goleiro invicto na história da Copa do Mundo foi batido pelo italiano Walter Zenga - Zenga somou 512 minutos dentro de campo cumprindo seu papel e defendendo as tentativas de gol nesse tempo inteiro. E foi apenas aos 22 minutos do segundo tempo, na semifinal contra a Argentina, que o time italiano levou um gol, terminando a partida no empate de 1x1.

1994 - Brasil, primeira seleção tetra

O primeiro título de tetra campeã foi dado à seleção brasileira em 1994 - o clássico momento da comemoração eufórica dos gritos de Galvão Bueno e os pulos de Pelé aconteceu nessa vitória. E essa também foi a primeira vez em que uma final de Copa foi decidida pelos pênaltis - após uma partida terminada no 0x0, a Itália perdeu para o Brasil, que a derrotou por 3x2.

1998 - Ronaldo sofre uma convulsão

Num momento inesperado, Ronaldo, o fenômeno, sofreu uma convulsão em seu quarto de hotel na França após o almoço. Assustando seus colegas, que à princípio chegaram até mesmo a pensar que talvez fosse algum tipo de brincadeira do artilheiro, Ronaldo realizou todo um check-up de exames e nos resultados não houve nada de errado com sua saúde. Concluíram que o artilheiro apenas passava por um momento de alta tensão, pressão e stress.

2002 - Desta vez, Brasil é o primeiro penta campeão

Apenas duas copas depois de ter conquistado o título de tetra campeã, a seleção do Brasil foi também a primeira a conquistar o título de penta campeã! E até então, ainda nenhuma seleção havia se classificado como tetra - hoje, a Alemanha e a Itália ocupam essa posição de tetra campeã, mas ninguém além do Brasil chegou a conquistar o título de penta. Seria este um sinal de que o sonhado hexa brasileiro virá antes?

2006 - Quando a polêmica cabeçada de Zidane aconteceu

A cabeçada dada por Zinédine Zidane deve ter sido o momento mais comentado da Copa de 2006 - ao perder sua razão depois de escutar as provocações dadas por Marco Materazzi, Zidani reagiu inesperadamente e atingiu o golpe de cabeça no peito do zagueiro da Itália. Materazzi fez um certo comentário maldoso sobre a irmã do francês. Anos depois, a fotografia do momento da cabeçada se transformou numa perfeita estátua, como se uma típica obra da Grécia Antiga, e foi exposta num museu de arte moderna de Paris. Naquele ano, em 2012, o diretor do museu explicou que o que a estátua significa é que, mesmo que muitas vezes os torcedores embelezem e endeusem os jogadores de futebol, eles não passam de seres humanos que cometem falhas como quaisquer outros. Atualmente, essa estátua foi transferida para o Catar.

2010 - É a vez da África

E então, a África do Sul sediou pela primeira vez um evento de Copa do Mundo na história - e foi também o primeiro país africano a sediar o campeonato. A música tema de 2010 - Waka Waka (This Time for Africa) - foi interpretada pela Shakira, e foi também a primeira vez em que a Espanha ganhou o torneio. Um fato curioso sobre isso, entretanto, é o de que o zagueiro Gerard Piqué ficou muito interessado por Shakira depois de vê-la cantando na abertura do evento. A única maneira de vê-la novamente, porém, seria estando presente na final do campeonato, quando a cantora seria também a responsável pelo show de encerramento. O espanhol se mostrou muito empenhado para que isso fosse de fato possível - e de fato foi, e eles se reencontraram e estão juntos desde então.

2014 - A derrota do 7x1

Nenhum brasileiro gosta de lembrar desta triste semifinal, quando a seleção brasileira foi massacrada pela Alemanha neste horrendo placar final de 7x1 - e dentro de seu próprio lar, aqui no Brasil. De qualquer forma, tempos ruins existem, mas geralmente é assim que os bons também ganham espaço depois.

2018 - O maior número de gols contra da história

E o recorde de maior número de gols contra durante as Copas foi registrado no ano de 2018, sendo um total de 12 gols. Mario Mandžukić, jogador croata, realizou o primeiro gol contra numa final de Copa do Mundo, aliás.

E essas foram nossas histórias

Relembrar momentos impactantes ou até mesmo aprender um pouco mais sobre fatos históricos do futebol é mais uma maneira de se manter informado e atualizado - e assim, estar ainda mais confiante para arriscar num cenário de apostas.