Como melhorar a comunicação interna graças aos grandes eventos esportivos?


images/priscilla-du-preez-xkkcui44im0-unsplash.jpg

June 27, 2022

Muitas vezes defende-se que os eventos esportivos dificilmente podem se encaixar numa estratégia de comunicação interna, que isso vai contra a produtividade da empresa, que apenas uma minoria está realmente interessada, e que a maioria vê isso como uma oportunidade para pausas prolongadas. Na verdade, é bem o contrário.

Mas que tipo de eventos esportivos?

Em primeiro lugar, é necessário definir claramente os eventos esportivos em questão. Não é o torneio de pingue-pongue de um departamento específico, nem mesmo uma racha entre colegas que afetará realmente a comunicação interna da empresa. Não, trata-se dos grandes eventos esportivos, com considerável cobertura midiática, um fervor que pode ser visto nas redes sociais, uma expectativa por parte da população. No caso, estamos falando de grandes competições de futebol, como a Copa do Mundo, a Eurocopa, a Liga dos Campeões, o Brasileirão ou a Libertadores – dos grandes midiáticos, e não de pequenas competições entre os funcionários dentro da empresa. Hoje em dia, o futebol, mais particularmente suas competições, é um gosto em comum para os torcedores e curiosos - portanto, um gosto em comum entre muitos colaboradores dentro de uma corporação.

De um evento externo a um acontecimento interno

Como acabamos de mencionar, o evento esportivo é de certa forma um ponto de encontro, um ponto em comum que seus funcionários podem compartilhar. Os amantes do futebol aguardam impacientemente o desenrolar da rodada atual do Brasileirão até a próxima grande competição para seu time, enquanto os curiosos que gostariam de começar entendendo as regras do atacante veem nesta competição a oportunidade de pedir explicações a especialistas. É apenas um dos muitos exemplos da conexão que o esporte pode criar entre duas pessoas que provavelmente nunca teriam interagido de outra forma, ou pior, dois funcionários que nunca tiveram a oportunidade, por conta de seus departamentos ou cargos, para discutir um assunto diferente do trabalho. Enquanto algumas empresas veem esses eventos esportivos como um freio em sua produtividade, outras veem como uma oportunidade de melhorar sua comunicação interna unindo suas equipes.

Como você pode aproveitar ao máximo essa oportunidade de unir suas equipes?

Unir suas equipes em torno de um evento esportivo não é apenas comprar refrigerante, coxinhas e deixá-los assistir a todas as partidas na sala de descanso. Não, é muito melhor que isso. Unir suas equipes em torno de um evento esportivo significa envolvê-las, colocá-las no centro da competição. E a melhor solução para envolvê-los é prever. Ao criar um torneio de apostas na sua empresa, você oferece às suas equipes a possibilidade para que se divirtam em torno do esporte, para que se juntem em torno de um evento e sobretudo para que criem um momento agradável e descontraído focado nos temas de discussão na sala de descanso. Assim, você transforma um evento esportivo externo em um evento interno unificador, uma poderosa consolidação de equipe, e isso durante toda a competição.

Que solução escolher?

Fazer um evento interno durante todo o dia é muito trabalhoso. Assim, um evento com duração de várias semanas parece totalmente inconcebível. No entanto, é essa a ideia do Fantasy Football. Uma plataforma virtual e voltada totalmente para as apostas, o Fantasy Football é um jogo online que permite que você reúna funcionários para formarem grupos de competição, permitindo que todos participem e prevejam todo o torneio. A plataforma conta também com muitas de suas ótimas funções, como espaço de discussão, dados estatísticos e gráficos, regras bem explicadas e opções de idiomas. O Fantasy Football é a chave na mão para oferecer às suas equipes uma operação de comunicação interna inovadora e divertida, que lhes permitirá usufruir da dimensão midiática e do fervor coletivo de um grande evento de futebol para o tornar numa única operação de consolidação de equipe.