A forte presença cultural do futebol na sociedade


images/kobby-mendez-kns_sc1nqpm-unsplash.jpg

July 1, 2022

Não apenas no Brasil, é nítido que a presença cultural do futebol afeta toda a sociedade global – isso pode ser percebido durante a vida diária de muitos indivíduos. O esporte está presente na música, nos eventos sociais, na política e nos tópicos mais discutidos e abordados por diversas populações, registrando sua marca pelas mídias e influenciando a economia mundial e grandes decisões financeiras de muitos empresários.

Portanto, há muito o que se notar quando o assunto é o impacto na cultura gerado pelo futebol. Confira mais sobre a seguir!

Não é somente nas telas que o futebol marca sua presença

Além da vida ativa dos jogadores de futebol, é muito comum que os torcedores e amantes da atividade física também o insiram em sua rotina com regularidade. Muitas pessoas adotam o esporte praticando-o entre amigos aos finais de semana, praticando-o em clubes ou mesmo participando da escalação de times mais descontraídos e de bairro, como entre vizinhos do condomínio.

E, também, é bem comum ver o futebol representando a opção predileta entre os professores de Educação Física e alunos do ensino fundamental e médio. O futebol acaba se tornando um ótimo incentivo para que todos tenham maior disposição e vontade de vivenciá-lo também na prática – normalmente, muitas famílias, de geração em geração, compartilham o gosto pelo futebol.

Com isso, muitas pessoas desde cedo já foram incentivadas e alimentam desde crianças o amor pelo esporte, e crescem estimulando esse amor, aprendendo mais sobre este e naturalizando a presença do futebol em suas vidas – portanto, torna-se de fato uma presença cultural nos grupos sociais.

E ainda existem mais alternativas para vivenciar o futebol

E devido à era tecnológica, hoje há ainda mais maneiras para se vivenciar e curtir a essência enérgica do futebol que tantos se sentem bem quando entram em contato. Para além dos ambientes nas escolas, empresas, áreas recreativas e mais, e seja para crianças, adultos ou idosos, existe também a possibilidade de experimentar um jogo de futebol numa plataforma de videogame.

Então, para quem gosta de torcer, porém não leva jeito com atividades físicas ou jogando futebol especificamente, ainda há como sentir o gosto de como é estar no comando, e não apenas sentindo a experiência como um mero espectador – e mesmo para aqueles que não entendem tão bem de futebol assim, mas que gostam de videogames, pode ser um estímulo para que fiquem mais por dentro do universo da cultura do futebol e tenham mais assuntos para conversar em seu ambiente de trabalho.

Da história e da cultura, o futebol sempre faz parte

Por gerar um impacto cultural, é claro que o futebol gera um impacto na sociedade. Sua presença está espalhada por todo lado do mundo, entretendo, motivando e incentivando muitas vidas.

Logo, é uma modalidade esportiva que muito propícia para gerar interações entre os funcionários de sua empresa, funcionando como uma efetiva ferramenta de comunicação interna.

Além disso, o futebol faz parte de muitas pautas pertinentes dos dias de hoje, aquelas mais destacadas e em alta nos discursos sociais e dos direitos humanos; como a conquista da mulher e a representatividade das atletas no futebol feminino, por exemplo – o que pode ser notado no crescimento de seus torcedores e nas maiores quantidades de transmissões, acessos e buscas pelos torneios realizados pelas jogadoras, e isso é nítido não apenas no Brasil, como também em outros países amantes do futebol.

Considerações finais: o que tudo isso influencia dentro de sua empresa

Tendo tudo isso em conta, você, empresário, pode se beneficiar e tirar bom proveito do impacto cultural do futebol em seu negócio. Com a plataforma Fantasy Football, os funcionários podem criar grupos entre si para apostarem durante os campeonatos em vigência.

E, além de melhorar a comunicação interna da empresa, o Fantasy Football funciona como uma excelente consolidação da equipe, que deverá entreter os participantes por um longo período de tempo – durante toda a próxima Copa do Mundo, por exemplo.

E, como vimos, o futebol está presente no dia a dia das pessoas de diversas formas, e cada indivíduo pode ser incentivado de uma única maneira, sentindo-se assim mais motivado a socializar e participar de um evento único e especial entre os colegas de sua equipe, e também com outros colegas de outros setores – uma oportunidade para conhecer ainda mais pessoas e tornar o ambiente empresarial muito mais familiar, e naturalmente saudável e produtivo.